Enquadramento

São múltiplas as opções existentes atualmente para financiar projetos de investimento por parte dos operadores económicos, apresentamos aqui alguns exemplos:

Portugal 2020
O principal desafio é o de aumentar significativamente a competitividade económica, mobilizando e potenciando os recursos e as competências, visando a criação de emprego e a retoma da dinâmica de convergência com as economias mais desenvolvidas da União Europeia.
No atual contexto de consolidação orçamental e de elevado endividamento externo, os fundos estruturais assumem-se como um importante instrumento de política pública para o reforço da competitividade da economia portuguesa e consequentemente, para o sucesso do processo de ajustamento macroeconómico e para a mudança estrutural exigida.
Portugal tem ao seu dispor cerca de 20 mil milhões de euros durante o período 2014-2020 para financiamento da implementação do “Portugal 2020” (Novo QREN) em quatro domínios temáticos: Competitividade e Internacionalização, Inclusão Social e Emprego, Capital Humano e Sustentabilidade, e Eficiência no uso de Recursos.

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico | Projetos Individuais| Vale I&D
O objetivo é o apoio a projetos de I&D individuais alinhados com os domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente, através da realização de atividades de investigação industrial e desenvolvimento experimental. No “Vale I&D” apoiam-se os projetos individuais para a aquisição de serviços de consultoria em atividades de Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, bem como de serviços de transferência de tecnologia, nos domínios prioritários da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente. Permite às organizações auferirem de um incentivo não reembolsável com o valor máximo de 15 mil euros.

Sistema de Incentivos à Internacionalização das PME / Vale Internacionalização
O objetivo é o apoio financeiro a projetos que reforcem a capacitação empresarial das PME para a internacionalização, com vista a promover o aumento das exportações através do desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais e de processos de qualificação das PME para a internacionalização. O “Vale Internacionalização” consiste no apoio financeiro a projetos simplificados de internacionalização que visem o conhecimento e a prospeção dos mercados internacionais de PME que não tenham iniciado o seu processo de internacionalização. Permite o acesso a um incentivo não reembolsável com taxa de cerca de 75% sobre as despesas elegíveis com limite máximo de 20 mil euros.

Sistema de Incentivos à Qualificação das PME/Vale Inovação
Apoio financeiro a projetos de reforço das capacidades de organização e gestão das PME, incluindo o investimento em desenvolvimento das capacidades estratégicas e de gestão competitiva, redes modernas de distribuição e colocação de bens e serviços e a utilização de TIC; qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização das empresas, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional. No “Vale Inovação” há um apoio financeiro para as atividades de consultoria de gestão, assistência tecnológica, consultoria na área da economia digital, consultoria para aquisição, proteção e comercialização de direitos de propriedade intelectual e industrial e para acordos de licenciamento, consultoria relativa à utilização de normas e serviços de ensaios e certificação. Incentivo não reembolsável com taxa de cerca de 75% sobre as despesas elegíveis com limite máximo de 20 mil euros.

Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo Qualificado e Criativo | Vale Empreendedorismo
Vale Empreendedorismo: Apoio financeiro a projetos simplificados de empresas com menos de dois anos para aquisição de serviços de consultoria na área do empreendedorismo imprescindíveis ao arranque das empresas, nomeadamente a elaboração de planos de negócios, bem como serviços na área da economia digital. Incentivo não reembolsável com taxa de cerca de 75% sobre as despesas elegíveis com limite máximo de 20 mil euros.

Sistema de Incentivos à Inovação Produtiva
Apoios financeiros a projetos que contribuam para reforço da capacitação empresarial das PME para o desenvolvimento de bens e serviços, através do investimento empresarial em atividades inovadoras e qualificadas que contribuam para sua progressão na cadeia de valor; o aumento das capacidades de gestão das empresas e da qualificação específica dos ativos em domínios relevantes para a estratégia de inovação, internacionalização e modernização, de modo a potenciar o desenvolvimento de atividades produtivas mais intensivas em conhecimento e criatividade e com forte incorporação de valor acrescentado nacional.