Implementação de Earned Value Management (EVM)

Os sistemas de gestão de valor agregado (EVM) é uma exigência contratual comum para qualquer projeto de um órgão do governo federal dos Estados Unidos.
Exigir a utilização de um sistema de EVM é uma abordagem indispensável em organizações que gerem múltiplos projetos de grande dimensão, pois é a única ferramenta que permite reduzir todos os dados dos diversos projetos a um denominador comum e que proporciona um sistema comparável de projetos e dos seus resultados.
A implementação de um sistema de EVM exige dedicação e esforço significativo, pois inerentemente aumenta muito o nível de funções e de exigências de controlo dos projetos. O nível de disciplina e de compromisso entre quem contrata e quem entrega passa a ser de absoluta e completa confiança e transparência, pois com o EVM tudo o que não corre bem num projeto sobressai e destaca-se.
Com base na profunda experiência dos consultores da 1st Only Talent® e nas lições aprendidas em implementações nas mais dinâmicas empresas nacionais, temos vindo a implementar, com enorme sucesso, e por causa da boa performance de desempenho de tempo no que diz respeito aos impactos uma metodologia de abordagem à melhoria dos sistemas de Earned Value Management que tem permitido implementações e avaliação de resultados mis rápida e eficaz.
Tal como acontece com qualquer novo conceito ou ferramenta, tudo depende do modo como o sistema é implementado. O planeamento inicial pode significar a diferença entre sucesso e fracasso e sabermos como vai decorrer a implementação e quais são os problemas potenciais em cada sistema de informação utilizado leva a que tenhamos uma enorme perceção de impactos e dos pontos que são fatores críticos do sucesso.
A metodologia de intervenção é baseada num sistema de passos em que se consolida a informação e o que foi ganho antes de passar de fase.